sábado, 23 de abril de 2011

'Degustador' de chocolates


Chocolate é composto de massa de cacau, açúcar e leite.

Produto deve ser provado em todas as fases de sua produção.

Por Marcos Coreia
Chocolate passa por longo e delicado processo antes de ser comercializado (Foto: Daigo Oliva/G1) 
Chocolate passa por longo e delicado processo
antes de ser comercializado (Foto Divulgação)
Antes de chegar às prateleiras de supermercados, padarias e chocolaterias, os ovos de Páscoa passam por um longo e delicado processo, que garante a textura e o sabor perfeitos ao doce mais tradicional desta época do ano. A receita parece simples: o chocolate é composto, basicamente, de massa de cacau, açúcar e leite. Ainda assim, o chocolate como o conhecemos exige produção sem pressa e matéria-prima bem selecionada.
“O chocolate é um alimento muito delicado e influenciado por qualquer descuido, por isso a importância de uma produção atenciosa. A temperatura e a umidade relativa do ar do ambiente em que o chocolate é preparado, por exemplo, são fundamentais para a qualidade do produto final”, afirma Dirceu Batista, diretor técnico e comercial da Munik.
Para garantir todo esse cuidado, a figura do “degustador” aparece em todo o processo de produção e o chocolate é provado em todas as suas fases. Na Munik, por exemplo, as degustações dos produtos ocorrem a cada três meses e consideram tanto os próprios produtos quanto os de fábricas concorrentes. Já a degustação de todas as fases da produção (liquor, manteiga de cacau e pó de cacau) ocorre quando há troca de fornecedores.
Liquor, ou massa de cacau (Foto: Daigo Oliva/G1) 
Liquor, ou massa de cacau, tem sabor amargo e
não contém açúcar (Foto Divulgação)
Na degustação, é possível avaliar, principalmente, três aspectos: a textura do produto, e se ela contribuiu ou não para a percepção do sabor do chocolate; a capacidade que o chocolate tem de “derreter” na boca e o que tempo que ele leva para iniciar esse processo; e o equilíbrio dos ingredientes, principalmente em casos de enriquecimento com amêndoas, avelã ou outro ingrediente que fuja do convencional.
“O tempo de derretimento do chocolate na boca depende da quantidade de manteiga de cacau, que derrete em contato com a temperatura do corpo. Quanto mais produtos de origem animal na receita, mais rápido o derretimento do chocolate, como é o caso de grande parte dos produtos europeus. Já quanto maior o uso de gordura vegetal, maior a demora para o início do derretimento”, afirma Batista.
O diretor trabalha com chocolates há 30 anos e explica que as elevadas temperaturas no Brasil, por exemplo, dificultam a produção de chocolates tão macios e de derretimento tão rápido como os europeus.
Chocolate deve passar por degustação em todas as fases de sua produção (Foto: Daigo Oliva/G1)Chocolate deve passar por degustação em todas
as fases de sua produção (Foto Divulgação)
Produzindo chocolates
A produção do chocolate começa ainda na fazenda, com a colheita do cacau. Suas sementes, envolvidas em uma substância gelatinosa, fermentam por cerca de sete dias depois de retiradas do fruto e são, em seguida, encaminhadas para a secagem. Depois de seca, a casca da semente é retirada e a substância dura no interior da semente é descartada. Só então o cacau estará pronto para ser manipulado e virar chocolate.
O cacau passa então por um processo de refino e dele é extraída a massa de cacau ou liquor – que é muito amargo e não contém açúcar. “Quanto mais liquor um chocolate tiver, mais saudável ele é como alimento, porque é mais puro e contém menor quantidade de açúcar e manteiga de cacau”, diz Batista.
O liquor é então prensado e dele é obtida a parte líquida do cacau (manteiga de cacau) e a parte sólida, o pó de cacau. No caso do chocolate ao leite, a receita é acrescida de leite (em pó), açúcar e manteiga de cacau. Já o chocolate amargo não leva leite.
Depois, o chocolate segue para um novo processo de refino que irá definir a granulometria ou cremosidade do alimento. Só então a matéria-prima líquida será temperada e segue para a fabricação de bombons, barras e ovos de páscoa.
Local em que cacau é cultivado pode alterar sua suavidade (Foto: Daigo Oliva/G1) 
Local em que cacau é cultivado pode alterar sua
suavidade (Foto Divulgação)
“É a quantidade de liquor, leite e açúcar que definirá o chocolate ao leite e o amargo e, entre os amargos, quão intenso será o sabor. Já o chocolate branco, ‘o menos autêntico’ dos chocolates, não possui liquor. Ele é composto apenas de manteiga de cacau, açúcar e leite”, diz Dirceu Batista.
A temperatura ambiente do local em que o cacau é produzido pode, segundo o diretor, determinar sua suavidade. “O maior produtor de cacau atualmente é a Costa do Marfim, que possui um cacau mais suave. O cacau brasileiro costuma ser mais intenso, principalmente o produzido na Bahia. No Amazonas, temos um cacau um pouco mais suave. Por isso, em geral, fábricas costumam misturar o cacau importado com o brasileiro, para obter sabores diferentes e característicos de cada marca."

Robert Pattinson

Quando criança, ator presenciou acidente em circo e ficou traumatizado
Do Cineclick
AP 

Robert Pattinson, que ficou famoso ao viver um vampiro nos cinemas, tem medo de palhaço
Robert Pattinson participou do programa The Ellen DeGeneres Show para divulgar seu filme Água para Elefantes, com estreia prevista para 29 de abril aqui no Brasil. Durante a entrevista, o astro revelou que sofre de coulrofobia, ou seja, medo de palhaços.

Pattinson desenvolveu a fobia após um acidente em um circo. Quando criança, o ator presenciou a morte de um palhaço durante um espetáculo.

- O carro dele explodiu. Todo mundo correu para fora. Foi aterrorizante

Michel Teló - História




Lançamento traz hits do cantor como “Ei, Psiu Beijo Me Liga” e “Fugidinha”

Michel Teló! Garoto esperto resolveu dar uma Fugidinha e disparou no mercado musical entre os grandes artistas da música sertaneja. Quem poderia imaginar que uma brincadeira de criança se tornaria realidade.
Paranaense criado em Campo Grande (MS), o cantor começou a se aventurar pela carreira musical quando tinha apenas 12 anos. Sua primeira participação foi com integrante do Grupo Guri. Logo em seguida fez parte da banda Santo Chão, mas se firmou como vocalista principal do Grupo Tradição onde ficou 12 anos.
Sua performance no palco, carisma e interação com o público renderam as primeiras participações de artistas sertanejos em trios elétricos, até então restritos a cantores de música baiana, além, é claro, das apresentações nas principais feiras e festas de peão do país. Em 2009, lançou o primeiro CD solo, Balada Sertaneja ganhando destaque com a música ““Ei, Psiu Beijo Me Liga” (Diego Damasceno / Daniel Damasceno / Teófilo Teló).
E como todo artista seu sonho não parou por aí. No dia 06 de Junho na festa de Pinhão de Lages (SC) de 2010 Michel deu mais um grande passo, gravou seu CD/DVD no qual mais de 50 mil pessoas fizeram parte desta grande festa. Antes mesmo do lançamento a musica “Fugidinha” (Thiaguinho / Rodriguinho) circula entre as 10 mais tocadas do país.
Com parceria com uma das maiores gravadores do país, Michel lançou pela Som Livre o CD e DVD Michel Teló – Ao Vivo, no repertorio estão canções  como “Larga de Bobeira” (Fabio Viana / Daniel Damasceno) e a balada “Amanhã Sei Lá” (Nando Marx / Douglas Mello / Flavio Tinto), além de “Amor Não É Paixão” (Euler Coelho / Flavinho Coelho), “Pode Ir” (Breno), “Se Não Tem Mar, Vamos Pro Bar” (Dorgival Dantas) e os pot-pourris “Saudade de Minha Terra” (Góia/ Belmonte)/ “60 Dias Apaixonado” (Darci Rossi/ Constantino Mendes) e “Barquinho” (Paulinho Levi)/ “Eu Quero Você” (Michel Teló / Euler Coelho). Juntas, essas e outras músicas do cantor compõem a trilha certa para quem gosta de diversão e azaração, sem deixar de lado pitadas de romantismo.
O carro chefe do álbum de estréia, caiu nas graças do público,  com o bordão “ Vamos dar uma Fugidinha?  
Depois de 17 de anos carreira e muita experiência não é a toa que hoje em seu Twitter tem mais de 145 mil seguidores e mais de 16 milhões de visualizações no vídeo da música Fugidinha no YouTube.
Então o que dar fugidinha com o Michel Teló!?   

FAIXAS CD:
1) EI, PSIU BEIJO ME LIGA (Diego Damasceno / Daniel Damasceno / Teófilo Teló) 
2) ME ODEIE (Jonathan Corrêa)
3) FUGIDINHA (Thiaguinho / Rodriguinho) 
4) PODE IR (Breno) 
5) CURTINDO SOLIDÃO (Adriana / Renata Fraga)
6) LARGA DE BOBEIRA (Fabio Viana / Daniel Damasceno) 
7) AMANHÃ SEI LÁ (Nando Marx / Douglas Mello / Flavio Tinto) 
8) É AMOR PRA VALER (Elizandra Ribovski) 
9) FALA CORAÇÃO (Diego Damasceno) 
10) POT-POURRI SAUDADE DE MINHA TERRA (Góia / Belmonte) /  60 DIAS APAIXONADO (Darci Rossi / Constantino Mendes)
11) DOMINOU GERAL (Euler Coelho / Bruno) 
12) SE NÃO TEM MAR, VAMOS PRO BAR (Dorgival Dantas) 
13) OLHOS NEGROS (Breno) 
14) POT-POURRI BARQUINHO (Paulinho Levi) / EU QUERO VOCÊ (Michel Teló / Euler Coelho) 
15) ORELHÃO (Alcebias Flausino / Nando Marx / Flavinho Tinto / Douglas Mello)
16) AMOR NÃO É PAIXÃO (Euler Coelho / Flavinho Coelho) 
17) A VOZ (Airo)
18) BALADA SERTANEJA (Diego Damasceno / Daniel Damasceno / Johnny Rodrigues / Teófilo Teló) 



FAIXAS DVD:
 1) EI, PSIU BEIJO ME LIGA (Diego Damasceno / Daniel Damasceno / Teófilo Teló) 
2) LARGA DE BOBEIRA (Fabio Viana / Daniel Damasceno) 
3) FUGIDINHA (Thiaguinho / Rodriguinho) 
4) PODE IR (Breno)
5) AMANHÃ SEI LÁ (Nando Marx / Douglas Mello / Flavio Tinto) 
6) CURTINDO SOLIDÃO (Adriana / Renata Fraga)
7) ME ODEIE (Jonathan Corrêa)
8) FALA CORAÇÃO (Diego Damasceno)
9) POT-POURRI SAUDADE DE MINHA TERRA (Góia / Belmonte) / 60 DIAS APAIXONADO (Darci Rossi / Constantino Mendes)
10) DOMINOU GERAL (Euler Coelho / Bruno) 
11) SE NÃO TEM MAR, VAMOS PRO BAR (Dorgival Dantas)
12) É AMOR PRA VALER (Elizandra Ribovski)
13) OLHOS NEGROS (Breno)
14) POT-POURRI BARQUINHO (Paulinho Levi) / EU QUERO VOCÊ (Michel Teló / Euler Coelho) 
15) ORELHÃO (Alcebias Flausino / Nando Marx / Flavinho Tinto / Douglas Mello)
16) AMOR NÃO É PAIXÃO (Euler Coelho / Flavinho Coelho) 
17) A VOZ (Airo) 
18) BALADA SERTANEJA (Diego Damasceno / Daniel Damasceno / Johnny Rodrigues / Teófilo Teló) 




Paula Fernandes - Biografia



Cantora e compositora, Paula Fernandes, 25 anos, nasceu em Sete Lagoas, em Minas Gerais. Começou a cantar ainda criança, aos oito anos e, aos 10, lançou o primeiro disco independente, “Paula Fernandes”. Nesta época, se apresentou em festas e casas de espetáculos de sua cidade e arredores e participou de programas de televisão e rádio para divulgar o trabalho. Em Sete Lagoas, Paula apresentou o programa de rádio “Criança Esperança” na companhia dos amigos Brandão e Sidney a boa atuação a levou a participar de vários números autorais no programa “Paradão Sertanejo”, da TV Band Minas.

Aos 12 anos, Paula Fernandes se mudou com a família para São Paulo e foi contratada por uma companhia de rodeios, com a qual trabalhou durante cinco anos, viajando por todo o Brasil como cantora da trupe, o que lhe rendeu bastante experiência de palco, repertório e vida artística. Neste mesmo ano, inspirada no sucesso da novela “Ana Raio e Zé Trovão”, Paula lança seu segundo CD, “Ana Rayo”, com repertório pop/sertanejo. Paula então foi apresentada ao diretor Jayme Monjardim pelo produtor musical Marcus Viana, conhecido por criar trilhas sonoras de produções como as novelas “Pantanal”, “O Clone e “A Casa das Sete Mulheres”. O contato resultou na gravação da música “Ave Maria Natureza”, uma versão da “Ave Maria” de Schubert, bastante executada na trilha da novela “América”.